A escolha foi difícil pois todos se expressaram muito bem´sobre o tema, parabéns a todos que participaram.
Confira abaixo as escolhidas!
Rhaul Ribeiro da Cruz
Eu gosto da capoeira por ser uma dança juntamente com uma arte e defesa. Aprendemos sobre a cultura do nosso povo. Numa roda ela exige o respeito de uns com os outros, é o que devemos ter de legado para nossas vidas.
A capoeira é legal por estar unindo uns com os outros, ou seja, nossos amigos de roda.
Nela exercitamos nosso corpo e com a música libertamos nossa mente. A capoeira é legal, é bonito, é pra se jogar.
Pâmela Oliveira Leite
Bom,para começar eu vou logo dizendo que eu não pratico capoeira há 10 anos. Mas, nesse 1 ano e 11 meses eu posso dizer que capoeira é minha paixão.
A primeira vez que eu vi uma roda de capoeira foi através do meu padastro que hoje se encontra como estagiário á professor.
No começo eu não liguei, era criança só queria saber de brincar. Mas depois, eu comecei a me interessar, foi quando eu comecei a praticar.
Houve alguns parentes que criticavam a ideia,mas mesmo assim eu continuei.
Depois de eu ter entrado, minha mãe também começou a praticar.
E eu fui percebendo que ali tinha algo que realmente me interessava.
Com alguns meses, entraram na capoeira pessoas que moram perto da minha casa, maseu não conversava e através da capoeira eu fui passando a conhecê-las melhor.
Tanto é que hoje nós não nos desgrudamos.
Hoje em dia,eu faço planos para a capoeira. Eu pretendo continuar a treinar,para que no futuro eu possa passar para frente o que eu aprendi.
E eu sei que hoje eu posso dizer, que eu me sinto feliz por fazer algo que eu gosto e além de tudo, num lugar onde há amizade sincera!
Bruna Aparecida Guedes dos Santos de Oliveira
Bom,nunca tinha ouvido falar sobre capoeira e nem sabia o que era exatamente... Mas comecei a capoeira indo assistir meu irmão João, que começou dias antes de mim.
Hoje em dia eu amo fazer capoeira, amo estar com meus irmãos de capoeira, sempre me trataram muito bem e me sinto bem em estar com eles. O que eu mais gosto de ver quando estamos todos juntos, naquela união, força, axé ...
Eu pretendo me formar, continuar um trabalho social sem fins lucrativos.Tudo isso que estamos construindo juntos é só alegria que está por vir, tenho orgulho de ser uma integrante do grupo União de Capoeira Sócidadão.
Gabriel Antonio da Silva
Eu estou na capoeira porque eu gosto muito e também porque é uma arte brasileira.
A capoeira pra mim é tudo que eu mais queria porque mexe com o corpo e também é uma arte que envolve todos os tipos de luta, para mim a capoeira é um tipo de luta e dança onde existe canto e jogo ao mesmo tempo. O significado da capoeira é mato ralo, onde os capoeiristas se reuniam para fazer a roda onde todos os negros jogavam, na senzala os negros eram capoeiristas.
Eu quero na capoeira que ela cresça muito mais do que cresceu.
Antes quando eu entrei na capoeira com a corda crua, o grupo era Grupo Mestiço mas nosso professor (C. Mestre) saiu por motivos que não posso falar.Agora nosso grupo é melhor porque se chama Grupo União.
Onde várias pessoas se gostam, se reúnem e também se gostam muito. O professor Rildo é muito bom professor porque tem vez que ele brinca, puxa a orelha dos adultos e das crianças. Mas é para nosso bem.
Mas na capoeira eu tenho bons modos, respeito os pais, professores etc.
Eu quero muito aprender esta arte da capoeira brasileira. A capoeira pra mim é muito bom porque ele vê as notas da escola.Para mim a capoeira tem jogo de angolo, regional, etc. Na capoeira eu aprendo várias coisas, movimento, queixado, aromada, meia lua de compasso, au, etc.
Quando eu entrei na capoeira eu não sabia quase nada porque era meu primeiro dia e tinham muitas pessoas.
Várias vezes eu não sabia algumas coisas teve um dia em que eu cai, dias que não,mas a capoeira é a melhor coisa quando você vai fazer você esquece de tudo, seu dia ruim que você passou fica melhor. Eu sai alguns meses por bobeira, mas acabei voltando peguei a corda verde e cinza que já tinha e foi a coisa mais legal do mundo e muito mais legais as coisas que fazemos na capoeira, mortais, fliper, macaquinho e etc.
Carlos Henrique Chagas dos Santos
A capoeira é a arte marcial genuinamente brasileira. Ela foi criada pelos escravos para se proteger dos feitores.
A palavra capoeira significa mato ralo,muitos querem o mal para essa arte maravilhosa.
Eu comecei a capoeira com cinco anos de idade nessa arte eu conheci muitas pessoas,aprendi várias coisas. Aprendi a ter respeito.O meu pai é meu professor, ele é muito humilde é muito bom.
Ele é a pessoa mais humilde que eu conheço. A capoeira pra mim ela é a mais pura arte brasileira pra mim é muito mais que essa arte ela é minha vida.
Todos os capoeiristas usam roupa branca essa roupa branca significa a paz.
No mundo da capoeira existe vários capoeiristas maus e bons, eu prefiro o caminho da paz.
Meu nome é Carlos Henrique e essa é a minha história.
Tatiane dos Reis Israel
Em primeiro lugar agradeço a Deus em segundo a oportunidade de fazer parte da capoeira. A capoeira foi uma forma de conseguir ficar em paz com meus filhos,onde eu me sinto feliz e estar em um lugar seguro com meus filhos. Onde eu sinto prazer de ver o sorriso deles e o muito feliz pelo que estão fazendo. E a cada vez mais me surpreendendo com as atitudes boas como crianças hoje e cidadãos amanhã.
Tendo oportunidade de agradecer ao Prof Rildo pela mudança que esta fazendo na vida de cada um que faz parte dessas ONG que esta fazendo a diferença no coração de cada um de nós onde só se tem pessoas do bem. Esse é o lugar que eu escolhi para estar com meus filhos e pretendo ficar por muito tempo.
Então só tenho a agradecer essa ONG e o grupo de capoeira onde lá esta um amigo, um pai, um mestre, um Rildinho.
Obrigado.
Parabéns ficaram muito boas as histórias..... haja criatividade.
ResponderExcluirabraço a todos